O Questionário Avaliação da Gestão de Riscos Assistenciais em Serviços de Saúde – AGRASS é um instrumento que tem por objetivo descrever o grau de implantação das práticas de gestão de riscos assistenciais, para auxiliar a tomada de decisão para a melhoria contínua da qualidade do cuidado e segurança do paciente.

Objetivos específicos da aplicação do Questionário AGRASS

  1. Avaliar um serviço de saúde quanto à implantação de práticas de gestão de riscos assistenciais, para guiar o planejamento de intervenções de melhoria.
  2. Reavaliar um serviço de saúde, para analisar se houve melhoria após realizar intervenções para melhorar a implantação de práticas de gestão de riscos assistenciais.
  3. Comparar serviços de saúde individuais ou agregados (ex. região de saúde, município, estado) quanto ao nível de implantação das práticas de gestão de riscos assistenciais.

Público alvo do Questionário AGRASS

O instrumento pode ser aplicado por avaliadores externos (inspetores sanitários, certificadores, acreditadores, auditores, entre outros) ou em iniciativas de autoavaliação do serviço de saúde. Embora possa ser utilizado para auxiliar a inspeção de normas sanitárias vigentes, o questionário não pretende servir como roteiro completo de inspeção, pois sua finalidade se limita a guiar a avaliação da gestão de riscos assistenciais.

Validade do Questionário AGRASS

O conteúdo do questionário foi validado por especialistas. Após revisão bibliográfica das práticas de gestão de riscos assistenciais, realizou-se um pré-teste cognitivo com potenciais clientes do Questionário AGRASS, representados por técnicos da vigilância sanitária e profissionais de serviços de saúde com função de gestão de riscos assistenciais. Após alterações e eliminações de itens específicos da versão inicial do questionário, a validade de conteúdo e viabilidade de todos os itens da versão atual foi aprovada pelos especialistas consultados. O processo de validação será complementado após a análise da aplicação do questionário em uma amostra de hospitais.

Copyright e direitos do autor

Este Sistema é produto de um projeto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS no Brasil) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Se necessitar citar o Questionário AGRASS, utilize a seguinte referência: GAMA, Zenewton André da Silva; SATURNO-HERNÁNDEZ, Pedro Jesus. Inspeção de boas práticas de gestão de riscos em serviços de saúde. Natal: SEDIS-UFRN, 2017. Disponível no seguinte link: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25138 .

O Sistema AGRASS foi desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Pesquisa CNPq Melhoria da Qualidade em Serviços de Saúde – QualiSaúde e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS, ambos pertencentes à Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

LAIS © 2018